A operação Lava Jato é considerada uma das maiores investigações contra a corrupção na história do Brasil. Para Marcelo Madureira Montroni, a operação conseguiu desarticular um esquema que desviava dinheiro de estatais e pagava propina para políticos através de empresas de fachada. Quer saber mais sobre o assunto? Continue lendo!
O que foi a operação Lava Jato?
Com investigações que começaram por volta de 2009, a operação lava jato foi a junção entre ações que investigavam doleiros acusados de cometer crimes financeiros contra o Estado utilizando dinheiro público para tal. Após ouvir muitos depoimentos, a justiça brasileira conseguiu descobrir um dos maiores escândalos de corrupção do mundo, envolvendo a Petrobras e o que resultou em uma grande crise política no país.
Para Marcelo Madureira Montroni, o esquema basicamente se caracterizava por empresários que pagavam propinas para vencerem licitações em diversas áreas, incluindo obras de casas populares e até estádios. O vasto esquema resultava em desvio de dinheiro que incluía partidos políticos, doleiros e empreiteiras.
Por que Lava Jato?
Apesar de ter sido pauta de muitos jornais, muitas pessoas desconhecem o porquê do nome da operação ser “Lava Jato”. Segundo Marcelo Madureira Montroni, o nome decorre do uso de uma rede de postos de combustíveis e lava a jato que eram usados para movimentar os recursos ilícitos do esquema de corrupção. Entretanto, a investigação seguiu outros rumos, mas o nome se consagrou e assim permaneceu até o fim das investigações.
Sérgio Moro e a Lava Jato
Para Marcelo Madureira Montroni, o então juiz Sérgio Moro foi parte fundamental das investigações, isso porque, a maior parte das decisões tomadas pela Lava Jato foram encabeçadas por Moro. O ex-Juiz ficou conhecido em todo o Brasil por seu excelente desempenho contra a corrupção.
A importância da operação Lava Jato no Brasil
Ainda não se pode analisar as consequências que a operação trouxe para o país. Entretanto, pode-se concluir que as investigações da Lava Jato trouxeram para a população a certeza de que nenhum político é intocável. Segundo Marcelo Madureira Montroni, hoje, a população sabe que políticos corruptos não só podem, como devem ser julgados e condenados caso tenham participação em escândalos de corrupção.