Brasil

Lula convoca líderes do governo para reunião na próxima segunda (3)

Ideia é aproximar o presidente da República dos líderes e melhorar articulação do governo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) convocou todos líderes do governo no Congresso Nacional para uma reunião na próxima segunda-feira (3).

Foram chamados para o encontro os líderes na Câmara, deputado federal José Guimarães, (PT-CE), no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), e no Congresso, Randolfe Rodrigues (Sem partido-AP).

Lula quer lidar diretamente com os líderes e não deixar as conversas apenas com o ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha.

Segundo interlocutores, o petista já avisou que a ideia é tornar esses encontros diretos uma rotina. O movimento acontece depois das derrotas acumuladas nesta terça-feira (28).

Durante sessão do Congresso, o governo viu cair o veto do presidente Lula à “Lei da Saidinha”, dificultando a saída temporária concedida pela Justiça como forma de ressocialização dos presos e manutenção de vínculo deles com o mundo fora do sistema prisional.

O governo teve que aceitar a manutenção de um veto do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) que impede a punição a atos de “comunicação enganosa em massa”.

Além disso, na Câmara, o governo teve de ceder e negociar a permissão de impostos para compras internacionais até US$ 50, a chamada taxação das blusinhas.

A ideia inicial de Lula era não bancar essa decisão, considerada impopular, neste momento.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo